Aprenda na prática a criar abelhas sem ferrão e fortalecer a economia local

DESTAQUEGERAL

2/21/20251 min read

Foto: Maria Eugênia Ribeiro / Embrapa

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) segue com a capacitação em meliponicultura para as comunidades próximas ao Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast). Nesta sexta-feira (21) e sábado (22), a segunda etapa do curso será totalmente prática, trazendo atividades em dois locais: o Sítio Grãos de Ouro, em Muqui, e o Vale do Moitão do Sul, em Atílio Vivácqua, sempre das 8h30 às 17h30.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Vale e a empresa Jardim de Mel, visa fortalecer o conhecimento sobre a criação de abelhas sem ferrão e incentivar práticas sustentáveis que geram benefícios ambientais e econômicos. Agora, os participantes terão a chance de colocar a mão na massa, aplicando os conceitos da etapa teórica, realizada em dezembro. O treinamento inclui técnicas como divisão de colônias, manejo de caixas-racionais e transferência de ninho isca.

O curso faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre o Iema e a Vale e foi planejado pela equipe do Monast. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/y9xbzkw4.

Fonte: Iema