Marilândia planeja construir o maior bondinho de plano inclinado das Américas

DESTAQUEESTADO

2/27/20252 min read

Foto: Prefeitura de Marilândia

A cidade de Marilândia, localizada no Espírito Santo, está prestes a se destacar no cenário turístico nacional com um projeto ambicioso: a construção do maior bondinho de plano inclinado das Américas. Sob a liderança do prefeito Gutim Astori, a iniciativa visa facilitar o acesso ao emblemático Cruzeiro de Alto Liberdade, situado a 700 metros acima do nível do mar, e promover o turismo religioso e ecológico na região.

Atualmente, o acesso ao topo da Pedra do Cruzeiro é feito por uma trilha que inclui 2.166 degraus em meio à Mata Atlântica. Com o novo bondinho elétrico, os visitantes poderão alcançar o cume de forma mais confortável e rápida. O projeto prevê uma extensão de 1.200 metros e uma elevação de 800 metros para o bondinho, que contará com duas cabines climatizadas, cada uma com capacidade para 12 pessoas.

Além do bondinho, o plano inclui a construção de um monumento em homenagem ao Padre José de Souza Brasil, que foi carregado ao topo pelos moradores da Comunidade Alto Liberdade em uma cadeira adaptada. Outras atrações previstas são uma plataforma de vidro suspensa, conhecida como Skyglass, e um balanço infinito, proporcionando vistas panorâmicas deslumbrantes da região, além de uma capela, um restaurante, uma cafeteria, banheiros, estruturas de acessibilidade e um estacionamento com capacidade para 300 veículos.

De acordo com informações, o projeto, estimado em R$ 20 milhões, está em fase final de elaboração e será apresentado ao governo estadual em busca de financiamento, sem a utilização de recursos municipais. Com a concretização dessa iniciativa, Marilândia aspira se tornar um dos principais destinos de turismo religioso e ecológico do Espírito Santo, oferecendo aos visitantes uma experiência única e inesquecível.

Com informações de Pref. de Marilândia e Folha Vitória

Confira as fotos do projeto:

Fotos: Prefeitura de Marilândia