Sul do Espírito Santo se destaca como destino turístico em ascensão
A partir de ações estruturantes, região vem se reposicionando no cenário do turismo estadual
DESTAQUELAZERESTADO
1/3/20252 min read
Praia das Castanheiras em Guarapari. Foto: Vitor Jubini – MTur
Conhecido por abrigar montanhas, cachoeiras e um extenso litoral, entre outros atrativos, o Sul do Espírito Santo vem se destacando como um verdadeiro “tesouro turístico”, com cidades como Marataízes, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari – e sua Rota da Ferradura – se consolidando como destinos estratégicos. “Graças a uma série de ações estruturantes promovidas pelo Sebrae/ES em parceria com o poder público, com a iniciativa privada e com a comunidade local, a região está se reposicionando no cenário do turismo estadual”, explica o gerente da Regional Sul do Sebrae/ES, Ivair Segheto Junior.
Marataízes, em particular, tem se destacado com o desenvolvimento de sua identidade turística. Uma pesquisa histórica aprofundada pelo Sebrae ajudou a resgatar a essência da cidade, traduzida em símbolos e narrativas que refletem suas raízes culturais. A qualificação do Conselho de Turismo, por sua vez, fortaleceu a governança local, permitindo um planejamento mais estratégico e participativo. Parte das inovações realizadas pela Regional Sul em 2024, o Portal Cênico e o Museu de Percurso Histórico transformaram ruas e espaços da cidade em verdadeiros museus a céu aberto, oferecendo uma interação envolvente com a história de Marataízes. O mapeamento de novos produtos turísticos também tem permitido que os visitantes explorem a gastronomia diferenciada e as belezas naturais da região de forma autêntica.
“Marataízes está nas principais plataformas digitais de turismo, como Wikipédia e TripAdvisor, o que aumenta a sua visibilidade e atrai viajantes de todo o mundo”, comemora Ivair. A região também se destaca no cenário do café de qualidade, com práticas sustentáveis e certificações internacionais que conquistaram tanto o mercado nacional quanto o internacional. “A parceria entre o Sebrae e a Cafesul promove a valorização da produção local, criando oportunidades turísticas. O café, além de ser um produto de excelência, está se tornando uma experiência turística, com roteiros que incluem visitas a fazendas, degustações e workshops”, salienta.
Ele conta ainda que Alfredo Chaves e Cachoeiro de Itapemirim estão passando por transformações semelhantes. Com ações que resgatam memórias e atrativos locais, essas cidades estão criando um branding turístico que valoriza suas identidades locais. A Rota das Emoções, que celebra a vida do cantor Roberto Carlos, atrai fãs em busca de cultura, enquanto o turismo religioso oferece experiências de fé e espiritualidade. “Alfredo Chaves também se destaca pelo turismo de aventura, com suas trilhas e cachoeiras que promovem uma conexão única com a natureza e momentos de adrenalina. Essas iniciativas não apenas reposicionam o sul do Espírito Santo como um destino turístico estratégico, mas também oferecem experiências inesquecíveis. Com uma abordagem que combina história, inovação e sustentabilidade, a região convida todos a descobrir seus encantos”.
Fonte Comunicação Sebrae